Você sabia que um dos cartões-postais da cidade de Amsterdam, a Estação Central, foi erguida todinha sob estacas de madeiras? E que três ilhas foram criadas para que pudessem junto com as estacas dar sustentabilidade a essa construção?
Pois é, a Estação Central é retrato dessa prática, de uso de madeiras para “sustentar” construções, super popular antigamente em Amsterdam. Isso está relacionado com o solo pantanoso predominante da Holanda e que interfere em toda arquitetura do país. Mas, esse tópico já é assunto para outro post… ou, pera, se você está vindo para Amsterdam, durante nosso city tour, a gente conta ao vivo o porquê de tudo isso!
Por enquanto, vamos voltar ao nosso tópico: a magnífica Estação Central de Amsterdam.
Datada do século XIX, precisamente 1889, foi planejada pelo arquiteto Pierre Cuypers, o mesmo do famoso Rijksmuseum (Museu Nacional da Holanda), localizado na Praça dos Museus. Se você já passou por esses dois prédios, ou já viu em fotos, e se indagou o porquê da similaridade, está aí a explicação! É o mesmo arquiteto, gente, simples assim!
Esse prédio majestoso foi construído sob a influência do modelo neo-renascentista que estava na moda durante o período. Algumas características desse estilo foram:
- Simetria tanto na planta como na fachada;
- Pedras naturais ou faixas de tijolos amarelos;
- Arcos redondos;
- Frontões triangulares;
- Revestimentos decorativos.
Isto é, aspectos que deram aquele toque de “riqueza” e “sofisticação” das construções da época, não é mesmo? Não é à toa que existe até uma sala de espera real na Estação. Isso mesmo, uma sala de espera destinado a realeza holandesa, para caso eles precisem eventualmente fazer uma horinha pelas bandas de Amsterdam..hehe
A construção da Estação Central marcou um momento muito importante para Amsterdam: a passagem de uma cidade de mar para uma cidade de terra. O que isso significa? Amsterdam deixa de ser uma cidade portuária, e com foco na navegação e passa a aderir aos aspectos ligados ao urbano, ou seja, bondes e carros. Para que houvesse uma boa conexão entre a Estação e o centro da cidade, ruas foram quebradas, porções de água e canais foram preenchidos. O que antes, durante a Idade Média, era passagem de milhares de barcos, transformou-se em uma rua comercial, dando vida a famosa Damrak, onde hoje encontramos diversas lojinhas de souvenirs e lojas de roupas, como a queridinha nossa, Primark. Leia mais no post: Compras Baratas na Holanda.
Hoje em dia, a Estação Central é uma das mais movimentadas da Holanda. Possui uma média de 250.000 viajantes por dia e desde de 1974 é considerada Patrimônio Nacional da Holanda pela sua importância e beleza que representa para a cidade. Por isso, é um dos cartões-postais da cidade. Mais que merecido, né?!
Lá, muita coisa pode ser feita além de só pegar o trem. Dá para curtir os diversos bares, cafés e restaurante, também fazer umas comprinhas nas lojas super descoladas, ou apenas apreciar a vista linda da baía IJ. Explore as passagens que levam de um canto ao outro da estação – não é preciso ter ticket de trem para atravessá-las.
IJ passagem (aberta diariamente de 5:30 am – 1:00 am)
Amstel Passagem (aberta diariamente de 11:00 am – 8:00 pm)
Aqui você pode ver todos os serviços oferecidos pelas estação.
Beijinhos e até a próxima!
– Luciana Melo –
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