A História da Estação Central de Amsterdam

Imagem da estação de Amsterdam central nos dias de hoje.

Você sabia que um dos cartões-postais da cidade de Amsterdam, a Estação Central, foi erguida todinha sob estacas de madeiras? E que três ilhas foram criadas para que pudessem junto com as estacas dar sustentabilidade a essa construção?

Pois é, a Estação Central é retrato dessa prática, de uso de madeiras para “sustentar” construções, super popular antigamente em Amsterdam. Isso está relacionado com o solo pantanoso predominante da Holanda e que interfere em toda arquitetura do país. Mas, esse tópico já é assunto para outro post… ou, pera, se você está vindo para Amsterdam, durante nosso city tour, a gente conta ao vivo o porquê de tudo isso!

Por enquanto, vamos voltar ao nosso tópico: a magnífica Estação Central de Amsterdam.

Datada do século XIX, precisamente 1889, foi planejada pelo arquiteto Pierre Cuypers, o mesmo do famoso Rijksmuseum (Museu Nacional da Holanda), localizado na Praça dos Museus. Se você já passou por esses dois prédios, ou já viu em fotos, e se indagou o porquê da similaridade, está aí a explicação! É o mesmo arquiteto, gente, simples assim!

Imagem da estação de Amsterdam central entre anos de 1850 e 1905.

Esse prédio majestoso foi construído sob a influência do modelo neo-renascentista que estava na moda durante o período. Algumas características desse estilo foram:

  • Simetria tanto na planta como na fachada;
  • Pedras naturais ou faixas de tijolos amarelos;
  • Arcos redondos;
  • Frontões triangulares;
  • Revestimentos decorativos.

Isto é, aspectos que deram aquele toque de “riqueza” e “sofisticação” das construções da época, não é mesmo? Não é à toa que existe até uma sala de espera real na Estação. Isso mesmo, uma sala de espera destinado a realeza holandesa, para caso eles precisem eventualmente fazer uma horinha pelas bandas de Amsterdam..hehe

imagem de reliquias na estção de Amsterdam central
Fonte: https://www.restaurant1eklas.nl / ©NS / ©Martin Kers

A construção da Estação Central marcou um momento muito importante para Amsterdam: a passagem de uma cidade de mar para uma cidade de terra. O que isso significa? Amsterdam deixa de ser uma cidade portuária, e com foco na navegação e passa a aderir aos aspectos ligados ao urbano, ou seja, bondes e carros. Para que houvesse uma boa conexão entre a Estação e o centro da cidade, ruas foram quebradas, porções de água e canais foram preenchidos. O que antes, durante a Idade Média, era passagem de milhares de barcos, transformou-se em uma rua comercial, dando vida a famosa Damrak, onde hoje encontramos diversas lojinhas de souvenirs e lojas de roupas, como a queridinha nossa, Primark. Leia mais no post: Compras Baratas na Holanda.

Imagem da estação de Amsterdam central com vista para baia.

Hoje em dia, a Estação Central é uma das mais movimentadas da Holanda. Possui uma média de 250.000 viajantes por dia e desde de 1974 é considerada Patrimônio Nacional da Holanda pela sua importância e beleza que representa para a cidade. Por isso, é um dos cartões-postais da cidade. Mais que merecido, né?!

imagem da entrada da estação de Amsterdam central.

Lá, muita coisa pode ser feita além de só pegar o trem. Dá para curtir os diversos bares, cafés e restaurante, também fazer umas comprinhas nas lojas super descoladas, ou apenas apreciar a vista linda da baía IJ. Explore as passagens que levam de um canto ao outro da estação – não é preciso ter ticket de trem para atravessá-las.

IJ passagem (aberta diariamente de 5:30 am – 1:00 am)

Amstel Passagem (aberta diariamente de 11:00 am – 8:00 pm)

Aqui você pode ver todos os serviços oferecidos pelas estação.

Beijinhos e até a próxima!

– Luciana Melo –

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