História do Intrigante Distrito da Luz Vermelha de Amsterdam

Imagem do distrito da luz vermelha em Amsterdam a noite.

Todos nós sabemos que umas das mais famosas atrações de Amsterdam é o Red Light District, ou Bairro/ Distrito da Luz Vermelha, no bom português. Mas, vocês sabem o porquê do nome vermelho? Já, já conto a possível teoria.

Pois, em primeiro lugar, precisamos saber que é no Distrito da Luz Vermelha que se encontram as famosas janelas (que deixam muitas famílias recatadas de boca aberta) onde as prostitutas trabalham diariamente, as casas de teatro de sexo mais antigas da Holanda e também diversos restaurantes, snacksbares, cafés e coffee shops. Ah, e além de tudo isso, o Distrito da Luz Vermelha é também uma área residencial… esse lugar guarda muitas peculiaridades, não acham?

Imagem das construções do distrito da luz vermelha noite

Visto isso, em segundo lugar, vocês devem estar se perguntando qual a razão para essa região ser escolhida historicamente como uma área de prostituição, certo? Pois bem, a geografia explica. Até a construção do Canal do Norte e da Estação Central, que só aconteceu em 1880, essa região era a área portuária do antigo centro histórico de Amsterdam. Diante da proximidade com o porto, muitos comerciantes iniciaram seus negócios trazendo grande efervescência para lá. Além disso, os trabalhadores portuários e pescadores, ao aportar, iam para os armazéns conhecidos como “locais de entretenimento” em que as prostitutas se encontravam. Assim sendo, meus caros, dá-se o início do Distrito da Luz Vermelha. Não esqueçam que estamos falando dos séculos XV e XVI. Não é à toa que a prostituição é conhecida como uma das profissões mais antigas do mundo.

E é da história das mulheres viúvas ( dos inúmeros marinheiros que viajavam e não retornavam) que finalmente chegamos a questão da cor vermelha… Na época, o período oficial de luto de uma viúva era de 1 ano e depois disso elas podiam começar a trabalhar como damas de companhia. Isso porque elas se viam sem condições financeiras, diante da perda dos companheiros, e iniciavam dessa forma, a trabalhar como prostitutas. Como forma de identificação de que eram damas de companhia e tentar atrair clientes, colocavam uma lanterna vermelha pendurada em suas janelas. Essa é uma das possíveis teorias do porquê do bairro se chamar Red Light, ou Luz Vermelha.

Imagem do distrito da luz vermelha na década de 50 ou 60.

A Região do Distrito da Luz Vermelha passou por diversos momentos durante a história. Por exemplo, durante as décadas de 50 e 60, assassinatos a prostitutas marcaram momentos tensos na cidade, assim como os altos índices de criminalidade que fizeram do bairro um lugar perigoso. Por outro lado, na mesma década de 60, momento mundialmente conhecido como “a era do amor livre e do despudor”, o distrito da Luz Vermelha certamente aguçava as mentes libertas em busca desses prazeres e aventuras, atraindo assim pessoas de diversos lugares.

Nos anos 2000, a profissão foi enfim legalizada. O que significa que as trabalhadoras(os) do sexo para alugar uma janela (onde elas prestam suas atividades) devem se cadastrar no Órgão Municipal e adquirir o status de trabalhadora autônoma(o). Apesar da legalização e tolerância, existe ainda, muito estigma em torno da profissão.

Ah, uma coisa muito importante: é proibido tirar fotos das cabines! Elas estão trabalhando!!

O texto já está longo, mas é porque tem muita coisa interessante sobre essa região, mas não se preocupe, se você estiver vindo para Holanda entra em contato com a gente que contamos muito mais! 

Lugares que você não pode deixar de ver nos arredores da Luz Vermelhas:

Imagem do lado de dentro de lugar completamente em luz vermelha no distrito da luz vermelha em Amsterdam.
Fonte: oudekerk.nl

✓ Igreja Velha (Oudekerk), o prédio mais antigo da cidade, datado do século XIII. (Mais informações)

✓ Andar pelos canais ao redor da área mais antiga de Amsterdam,

✓ Comer um hambúrguer delícioso no Burguer Bar na Warmoesstraat. (Mais informações)

✓ Passear pela praça Nieuwmarkt. (Mais informações)

✓ Dar um pulo na ChinaTown com diversos restaurantes chineses e um Templo budista belíssimo. (Mais informações)

EXTRA :  Leia tudo sobre as melhores cervejarias em Amsterdam.

Imagem de nieuwmarkt em Amsterdam
Nieuwmarkt

Não esqueça de deixar seu comentário. Beijinho e até a próxima!

– Luciana Melo –

Veja Mais Sobre:

Agende seu Passeio com Guia Brasileiro em Amsterdam

Gostou Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Blogs Recentes

Sobre Rota Amsterdam

A ROTA Amsterdam nasceu com o objetivo de oferecer turismo para brasileiros na Holanda em português. Mas não é apenas um passeio, uma excursão ou qualquer outra atividade turística, mas, sim, uma experiência.

O Melhor de Amsterdam

Veja Mais Sobre...