Tudo Sobre​ as Casas-Barco de Amsterdam

Imagem casa barco moderna.

Oi gente, como vocês estão? Hoje, falaremos sobre um aspecto bem peculiar aqui da Holanda, e em especial, de Amsterdam: as famosas casas-barco.

Afinal de contas, não é em qualquer lugar do mundo que encontramos moradias que antigamente foram barcos, localizados a beira dos canais, com uma bela vista ao redor e no coração da cidade. Pois, grande parte das casas- barco estão localizadas no centro da cidade. O que as fazem ser caríssimas e super especiais!

Atualmente o munícipio conta com 2.500 casas-barco registradas ao longo dos canais de Amsterdam. Cada proprietário possui um “ligplaatsvergunning”, esse xingamento aí, é a permissão oficial, o endereço fixo que cada casa-barco necessita ter. Essa permissão é bem requisitada, e em especial, quando uma casa-barco está bem localizada. Então, para você que pensou que é fácil obter uma casa-barco, se enganou. É BEM DIFÍCIL!

As casas-barco têm um forte vínculo com o passado de navegação e de comércio da cidade. Existem casas-barco que são datadas de mais de 100 anos atrás. Ou seja, verdadeiras relíquias! E por mais que tenham adotado toques de modernidade (aquecimento, sistema hidráulico, eletricidade) para adequação a moradia, ainda assim, é possível notar os traços de sua origem como barco, o que as tornam mais que especiais, concordam?]

Hospede se em um hotel barco em Amsterdam!

imagem de casa barco.

 

Casa Barco Amsterdam

Mas você deve estar se perguntando: todas as casas são antigos barcos reformados?

Não! A partir dos anos 60 e 70, surgiram as primeiras casas que não eram barcos. Essa medida foi permitida, pois Amsterdam viu a construção de casas nos canais, como uma possibilidade para lidar com a questão de falta de moradias na cidade.

Essas casas foram construídas a partir de um inteligente sistema de plataformas flutuantes, para garantir que as casas não afundassem. Como sempre, os holandeses pensando de forma eficiente como resolver um problema! Eita, povinho danado, esses holandeses! Sério, não conheço povo que pense mais em eficiência do que eles!

Outras regiões próximas de Amsterdam, como Haarlem e Utrecht também utilizaram essa política de construção de casas nos canais como alternativa para a questão de moradias. O fato é que hoje em dia, é quase impossível conseguir um “vergunning” (permissão), pois quase não existe mais espaço para construção. Em Amsterdam, por exemplo, moradia é uma questão de debate constante. Pois, muitas pessoas têm dificuldade em alugar, quiça, comprar algo, pois os preços são bem caros e a procura é bem maior que a demanda. Imagine então, para uma casa-barco!!

Mas o fato é que as casas-barco são um charme a parte pelos canais de Amsterdam. E durante festas nacionais importantes, como o Dia do Rei, ou o Amsterdam Pride, eventos que literalmente param e lotam a cidade, quem tem um terraço para poder chamar de seu e acompanhar tudo de pertinho, é Rei!

Saiba tudo sobre o Amstel Botel, o maior hotel barco em Amsterdam!

imagem da pride em amsterdam casas barco usadas por turistas.

Vale lembrar que por mais que as pessoas tentem subir nos terraços do barco das pessoas, não é bacana, pois é território particular. Imagine, alguém entrar no seu jardim e ficar lá, de boas. O que acontece às vezes, é que muitos levam guinchadas de mangueira dos proprietários, caso fiquem persistindo, hehe.

Sem falar, que existe a possibilidade de afundar a casa, dependendo do número de pessoa que estejam em cima. Já aconteceu e não foi nada legal para os donos.

Tem interesse em conhecer uma típica casa- barco? No House Boat Museum é possível. Um barco construído em 1914 no qual viveu uma família holandesa por 20 anos. A entrada custa 4,5 euros. Uma outra maneira legal para ver as casas barco de perto e por um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Não quer ir sozinho? Agende um passeio com a Rota e te levamos e explicamos tudo em português! 

imagem de casa barco com jardim no canal de amsterdam.
houseboatmuseum.nl

Gostou do texto? Deixe seu comentário!

Beijinhos e até a próxima.

– Luciana Melo –

 

Veja Mais Sobre:

Agende seu Passeio com Guia Brasileiro em Amsterdam

Gostou Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Blogs Recentes

Sobre Rota Amsterdam

A ROTA Amsterdam nasceu com o objetivo de oferecer turismo para brasileiros na Holanda em português. Mas não é apenas um passeio, uma excursão ou qualquer outra atividade turística, mas, sim, uma experiência.

O Melhor de Amsterdam

Veja Mais Sobre...