O que é Sinterklaas?
O nosso Natal tradicional aqui não é tão importante quanto o dia do Sinterklaas (Santo Nicolau). Em Novembro de cada ano, a Holanda pára para ver o Sint e o Zwarte Piet chegando com seu barco a vapor, vindo diretamente da Espanha. Eles são recebido pelo prefeito(a) da cidade e logo depois o velhinho monta no Amerigo, um cavalo branco, e sai galopando Holanda a dentro para entregar os presentes para as crianças, enquanto, o Zwarte Piet (Pedro negro) são responsáveis por distribuir as kruindnootjes/ pepernoten (bolachas características da Holanda nessa época do ano).
Eles chegam em novembro, mas a o dia oficial da comemoração é somente em 5 de Dezembro. O Sinterklaas é tão importante que tem até um jornal na televisão aberta, o Sinterklaas journaal, que mostra o que o barbudo e seus ajudantes andam fazendo. A maior parte dos holandeses gosta tanto do Sinterklaas que com certeza é a tradição da Holanda ainda mais importante do que o Natal.
Zwarte Piet é uma tema difícil e com grandes debates na Holanda. Reza uma das diferentes lendas, que eles são pretos por conta de descer e subir as chaminés e por terem que colocar o carvão no barco a vapor. Outras lendas, afirmam que eles eram escravizados, o que hoje em dia, é mote para discussões sobre tradições que usam “blackface”. Independente da posição tomada, existem discussões fervorosas sobre esse personagem e sempre nessa época do ano há muitos protestos a favor e contra a tradição.
Tradição
Da chegada até o dia oficial, a Holanda gira em torno deles e as crianças contam os segundos para acordarem e achar um presente no seus sapatinhos!
É assim que funciona:
Deixar um par de próximo das lareiras, porta ou aquecedores;
Colocar com uma cenoura de presente para o cavalo;
Antes de ir dormir, elas tem que cantar uma música para ele:
“Sinterklaas kapoentje, Gooi wat in mijn schoentje, Gooi wat in mijn laarsje, Dank je Sinterklaasje!”
Veja aqui a música com a letra:
No outro dia, é sempre uma surpresa pois eles encontram (ou não) letras de chocolate, presentes e kruindnootjes/pepernoten. Bom lembrar que o Sint nao passa todas as noites, então fica uma tensão todo dia. Será que ele veio hoje? O que ele deixou?
Cuidado: no grande livro que o barbudo carrega, consta o nome de todas as criança e as informações se elas se comportaram ou não durante o ano, aqueles que não se comportaram serão pegos pelo Zwarte Piet, colocadas no saco que eles carregam e serão levadas para Espanha… TENSO! E aqui outros temas de longas discussões entre os favoráveis e os contrários a tradição.
O dia D: 5 de dezembro – Pakjesavond
No dia mais celebrado pelas famílias holandesas tem troca de presentes, que quase sempre são coisas engraçadas ou que tem alguma coisa a ver com a pessoa e, claro, sempre presentes em conta!
Normalmente, a festa é regada de atividades e existem 2 formas de celebrar: 1. Poemas super engraçados sobre você são escritos e colocados juntos aos presentes escondidos pela casa que a pessoa tem que achar. Já que os presentes são vindos do Sinterklaas, ninguém sabe quem deu o que para quem . 2. Alguém bate na porta, deixa os presentes, joga as balinhas e sai correndo e a criançada vai a loucuraaa e é um fuzuê só! O dia é regado de jogos, cantigas, brincadeiras e bastante risada, sempre seguidos por uma janta. De forma geral, é um dia/noite bem gostosa e em família.
Dank je, Sinterklaas (Obrigada Sinterklaas)!!!!!!!!
– Tracy Vilanova –
Veja Mais Sobre: