Rotterdam é uma cidade vibrante e moderna que exala cultura e história por cada canto da cidade. Os prédios dão lugar aos painéis de grafite, enquanto os monumentos que ainda estão de pé depois da guerra remetem à sua história, fazendo um contraste interessante entre o novo e velho. Fica a cerca de 45 minutos de trem da capital Amsterdã e nós garantimos que o passeio até a cidade é imperdível e te contamos o porquê.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi praticamente toda destruída pelos bombardeios que aconteceram em 1940. Após a Alemanha ter perdido o domínio sobre a Holanda decidiu-se reconstruí-la com um estilo mais moderno. A cidade foi toda planejada e conta com ruas largas e uma arquitetura urbanista que remete muito à cidade de Nova York.
Rotterdam tem uma característica que pouco se vê nas cidades mais tradicionais. Ela te tira um pouco do óbvio com seus prédios de designs incomuns. Apesar disso, também proporciona aquela tranquilidade de sentar num bar para relaxar e curtir a vista para o rio. Por isso, se torna um grande atrativo para os turistas.
Há muito o que fazer em Rotterdam e vale a pena tirar um dia (ou mais, dependendo do seu planejamento) para conhecer as principais atrações que fazem dela uma referência.
Independente da quantidade de tempo que você planeja ficar na cidade, é possível fazer passeios bem legais. Confira agora nossa lista dos 11 principais lugares que você não pode deixar de conhecer em Rotterdam:
1 – Estação Central de Rotterdam
É a porta de entrada para quem chega à cidade de trem. Ela é uma das mais modernas e bonitas da Europa. Foi projetada para remeter a proposta de modernismo e inovação da cidade e já causar um impacto positivo na primeira impressão aos visitantes.
2 – Igreja de São Lourenço
Para quem gosta de história, esse é um local que não pode faltar. A Igreja de São Lourenço foi uma das poucas construções que ficou de pé depois do bombardeio. Ela tem uma arquitetura gótica. Lá, além dos cultos protestantes, acontecem também festas, seminários e outros eventos.
3. Porto de Rotterdam
4 – Casas Cubo
Com um projeto totalmente diferente de tudo que já se viu, o projeto inovador das Casas Cubo chama muito a atenção. Desenhada pelo arquiteto Piet Blom, a ideia era que representasse um bosque de casas amarelas. É um cenário lindo que pode até de dar um bug na cabeça ao olhar.
Hoje elas são de propriedade privada, mas quem tiver muita curiosidade de saber como é por dentro é possível visitar a “Casa Museu” que fica nesse complexo. O ingresso custa 3 euros.
5- Torre Euromast
Considerada uma das torres mais altas da Holanda com 185 metros de altura, o Euromast possibilita uma visão priveligiada da cidade.
Na primeira parte da torre você sobe de elevador até 112 metros e tem uma bela vista de 360 graus da cidade. A partir desse ponto você tem a escolha de subir até o ponto mais alto da torre. A subida desta segunda parte é feita parte por escada e parte por elevador, então para cadeirantes infelizmente não é possível a subida. Com uma estrutura de vidro do chão ao teto, esse ponto mais alto traz uma pegada moderna e é o melhor lugar para apreciar a cidade do alto em sua totalidade.
Caso queira fazer um lanche ou tomar algo, o Euromast conta ainda com um restaurante para fechar com chave de ouro a experiência.
A entrada que dá acesso a primeira parte custa 12,50 euros e para a primeira e segunda parte custa 18,50 euros.
Veja mais informaçōes e compre seu ingresso aqui.
6 – Porto velho
O Porto Velho fica muito próximo às casas cubo. De lá, pode-se admirar a vista para o rio e para o White House – que já foi um dos maiores prédios da Europa – onde alguns barcos ficam estacionados. Vale a pena parar ali um pouco para recarregar as energias, tomar uma cerveja e admirar a beleza da cidade num dos bares que ficam naquela região.
7 – Erasmusbrug
É um dos mais icônicos símbolos da cidade de Rotterdam. A ponte foi inaugurada em 1996 e chama a atenção por seu desenho elegante. Ela é uma ponte bascular, que em alguns momentos do dia é içada para que os barcos e navios passem por ela. Além disso, é a segunda maior da Holanda ligando norte e sul da cidade.
Erasmusbrug é carinhosamente apelidada de “cisne” pelos seus moradores e rende muitas fotos lindas.
8 – Luchtsingel, a Ponte Amarela
Chamada de “ponte amarela” é na verdade uma passarela que foi construída com fundos arrecadados pela população. Ela chama a atenção por ser toda de madeira e, obviamente, da cor amarela. Ela liga dois lados da cidade.
Ao longo de toda a construção tem escrito o nome de cada um dos colaboradores que ajudaram o projeto a ir para frente. A proposta dessa passarela era juntar a sua principal função – atravessar a cidade – mas com alguns atrativos no meio do caminho que permitisse o acesso a arte, bares e restaurantes.
9- Cruzeiro pela cidade
Não é só Amsterdam que oferece a opção de desbravar a cidade pelas águas. Rotterdam é uma cidade que também vale muito a pena ser conhecida de barco. Existem vários passeios de barco. Se quiser conhecer a parte histórica da cidade, veja este passeio. Para conhecer o porto já é outro passeio, veja info dele aqui. Também existe a possibilidade de juntar passeio de barco com panquecas ilimitadas.
10 – Market Hall, o Mercado Central
É um dos principais pontos de referência da cidade. Sua enorme estrutura com um desing moderno conta com várias lojas, restaurantes com várias opções de comida e até apartamentos. No teto, há um painel com uma obra linda intitulada de ‘Horny of Plenty’, criada pelos artistas Arno Coenen e Iris Roskam. Uma curiosidade é que contou com a ajuda da Pixar, para fazer a digitalização e implementação.
O Market Hall é um point gastronômico. Vale a pena passar por lá para ver a iluminação a noite, que fica incrível, assim como a da roda gigante que fica ao lado do prédio.
11- Zoológico Blijdorp
O zoológico de Rotterdam chamado Blijdorp foi escolhido muitas vezes como o melhor zoológico da Holanda e é considerado como um dos zoológicos mais bonitos e completos da Europa. Uma visita ao Blijdorp é também uma ótima pedida para quem viaja com criancas, pois além de muitos animais interessantes, conta com vários parquinhos e um enorme aquário. A entrada custa 29,50 euros. Conte com um mínimo de 4 horas de visita para quem quer ver todos os animais. Reserve aqui seu ticket.
Dicas da Rota
Se você for ficar algumas dias em Rotterdam, considere o Rotterdam pass. Ele dá direito a 3 atracões: ao zoológico Blijdorp, a torre Euromast e a um passeio de barco pelos principais pontos da cidade. Para quem quiser fazer estas 3 atrações, fica mais barato comprando um Rotterdam Pass do que comprando avulso.
Você está considerando utilizar o transporte público? Uma possibilidade é adquirir o passe de 24 horas na linha RET, que dá acesso a ônibus, bonde e metrô. Importante frisar que só vale para essa linha citada e apenas ônibus da linha STOPenGO. Reserve aqui seu ticket.
Onde se hospedar em Rotterdam ?
Você está pensando em se hospedar em Rotterdam e está na dúvida onde ficar? Deixa a gente te orientar um pouco. As áreas mais populares são as áreas centrais. Além do próprio centro da cidade, tem algumas regiões próximas que também são muito boas para hospedagem, como por exemplo o Delfshaven e Kop van Zuid. Veja abaixo alguns hoteis que recomendamos em Rotterdam:
- Hotel Orion ★★★ – região Delfshaven
- James Hotel ★★★ – região Centro
- The Usual Hotel ★★★★ – região Centro
- Hilton Rotterdam ★★★★★ – região Centro
Como ir de Amsterdam para Rotterdam
A grande maioria das pessoas que viajam para Holanda, se hospedam em Amsterdam. Se esse for o seu caso e você quer conhecer Rotterdam, vai querer saber como se locomover de uma cidade para a outra. Nós te ajudamos com isso. Veja as melhores opções de transporte abaixo.
Trem: a maneira mais econômica e a única de transporte público
Partindo da Central Estação de Amsterdam você pode diariamente pegar vários trens para Rotterdam. Os trens saem aproximadamente a cada 5-10 minutos. O percuso dura entre 45 minutos e 75 minutos, dependendo de qual trem você pegar. O preço varia entre 17,90 euros e 20,80 euros.
Você pode comprar a passagem do trem direto na estação, nas diversas máquinas amarelas ou no balcão com pessoas físicas da empresa de trem (NS). Um jeito ainda mais fácil é através da aproximação com seu cartão de crédito ou débito , direto nas catracas que dão acesso às plataformas de entrada aos trens. Ao chegar no seu destino, você aproxima o seu cartão de novo na catraca de saída e o valor do percurso é descontado da sua conta. Se quiser já ter a passagem em mãos e não precisar se preocupar com a compra na hora, você também pode comprar o seu ticket aqui.
As informações de saídas dos trens você acompanha nas diversas telas espalhadas pela estação ou através do site da empresa de trem.
Transporte privativo de carro
Taxi/Uber
Se quiser ter um pouco mais de conforto na sua viagem, pode optar por um Taxi/Uber. Entre essas duas opçōes aconselhamos o Uber pois é mais barato e você sabe exatamente o valor que pagará. Os valores de Uber variam com o horário da corrida e da disponibilidade de motoristas no momento do pedido. Uma estimativa de preço fica a partir de 110 euros.
Transporte privativo com motorista brasileiro
Caso queira ter a comodidade de ir a Rotterdam com um motorista brasileiro, a Rota Amsterdam oferece esse serviço exclusivo de buscar no hotel ou outro local de sua preferência e levá-lo até Rotterdam.
O preço desse serviço para até 4 pessoas fica 275 euros. Grupos maiores também são possíveis. Para agendar um transfer conosco, nos mande uma mensagem por aqui.
Nós também oferecemos passeios guiados por Rotterdam, geralmente em formato de bate e volta saindo de Amsterdam e em combinação com outras cidades, por exemplo com Haia ou com Gouda e Utrecht.
Porém também é possível fazer um bate e volta só a Rotterdam ou até ter uma guia brasileira direto em Rotterdam caso você já esteja hospedado por lá. Para agendar um desses serviços nos mande uma mensagem por aqui.
E ai, ficou animado para planejar sua estadia à Rotterdam?
Veja Mais Sobre: