Não tem como negar, uma visita ao Museu Van Gogh é quase obrigatória para quem vai para Amsterdam. São três andares de puro conhecimento, atração e muita cultura. Não é à toa que o Museu Van Gogh é o segundo museu mais visitado de Amsterdam. E você, está planejando a sua visita? Nesse post você vai encontrar todas as informações que você precisa para preparar a sua visita a este espetacular museu.
Quem era Vincent van Gogh?
Antes de falar sobre o museu, é bacana falar um pouco sobre o artista. Vincent Van Gogh nasceu em Groot-Zundert no ano de 1853 e veio de uma família grande. Três irmãs e dois irmãos.
Antes de se descobrir pintor Van Gogh tentou vários tipos de trabalhos( desde negociante de arte, professor até pregador). Mas nada cobria o buraco existencial que ele sentia. Até que ele descobre sua autêntica vocação para a pintura! Mas não se enganem, Van Gogh pintou e treinou ao longo de sua vida exaustivamente para chegar ao nível que chegou. E pasmem, ele teve uma carreira bem curta, de seus 27 anos aos seus 37 anos. Mas foi o suficiente para produzir em sua carreira um total de 900 pinturas, 1100 desenhos, além de mais de 900 cartas (muitas delas direcionadas a seu amado, grande e único patrocionador, seu irmão Theo Van Gogh.
A vida artística de Van Gogh muda totalmente quando ele vai à Paris. Lá, ele entra em contato com a arte impressionista e suas cores. Conhece outros artistas e colaboladores. O mundo se abre. Mas ao mesmo tempo, gradadivamente, o caos e o agito dessa grande cidade torna-se um sofrimento para Van Gogh.
Para mudar os ares, Van Gogh decidi ir para o sul da França(Arles), e lá, no meio da natureza, ele cria diversas obras de artes, dentre elas, o famoso Girassóis. Mas não dura muito para que Van Gogh sinta de novo um desconforto existencial. O que o faz migrar para Auvers-sur-Oise( comuna 27km de distância de Paris), sendo esse, seu último destino.
Ao longo de sua vida, Van Gogh experienciou vários altos e baixos. Seja por ter sido um indivíduo muito a frente de seu tempo(o que o fazia aos olhos dos outros, uma pessoa exótica), seja por suas questões psiquiátricas. Esse último fato, resultou em algumas internações ao longo de sua vida.
Em julho de 1890, Van Gogh comete suicídio, com um tiro no peito.
Agora que você já sabe um pouco sobre o artista, vamos para o Museu.
O Museu Van Gogh
O museu fica situado na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum, na zona sul de Amsterdam. O seu ano de fundação é 1973 e ele possui a maior coleção de obras do pintor no mundo( mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de cartas do artista).
Você chegou na porta do Museu, e agora?
Assim que você chegar na entrada do museu, verá uma filinha. Não se espante, com seu ingresso com horário fixo em mãos, você pode se juntar a fila e ela anda bem rápido. Garanta seu ingresso aqui.
Depois de escanear seu ingresso, você descerá as escadas rolantes e irá se deparar a sua esquerda com o guarda-volumes( não pode adentrar o museu com mochilas) e a sua direita já vai dar de cara com uma lojinha fofa de souveunirs e banheiro(importante!)
Subindo as escadas rolantes, temos o primeiro andar do museu. Nesse andar, veremos a vida do artista contada em uma linha do tempo. E também diversos e belos auto-retratos pintados pelo autor em diversos momentos de sua vida.
Nesse andar é possível retirar no guichê seu áudio guia em Português que está incluso em seu ingresso. Ele te dará acesso a explicação das principais obras do artista. Ah, nesse andar tem um café bem agradável com vista parcial para o Museumplein.
Já no segundo andar temos o Van Gogh amante da natureza e do campesinato. O início de sua vida artística. Aqui não teremos apenas obras dele, mas também de artistas que o influeciaram.
Temos também seu período em Paris, onde ele descobre as cores e diversas técnicas. E diversos outros quadros, como os Girrassóis e o famoso Quarto em Arles( pintado durante estadia no sul da França), por exemplo. Além é claro de pinturas de Monet, Gauguin, dentre outros artistas. Esse andar é de tirar o folêgo de tanta beleza e expressividade!
Já no terceiro e último andar temos uma ala destinada as cartas enviadas a seu irmão e amigos, além de diversos rascunhos e desenhos feitos pelo artista. Seguindo o tour, temos pinturas de seu último ano de vida, ano esse o qual ele mais pintou! Como um grito de arte e desespero( pelo seu estado mental), foi pintando exastivamente que ele conseguia se expressar e se acalmar!
Nesse mesmo andar, temos ainda obras de artistas que se inspiraram na arte de Van Gogh.
Ah, e tem também uma livraria com vários livros e artigos super legais. Inclusive, diversos livros em Português, olha que beleza!
Informações Práticas para a Visita
Pega essa dica! Adquira seu ingresso com antecedência. Aconselhamos comprar o seu ingresso com no mínimo uma semana de antecedência para evitar decepção.
Os ingressos contam com horário fixo e chegando no horario, vai dar tudo certo.
Aconselhamos comprar ingressos cedo pela manhã, logo após o museu abrir (abre às 9 hrs).Pois assim, as chances são melhores de uma experiência mais agradável com menos aglomeracão.
Durante a alta temporada (abril – setembro) os ingressos esgotam rápido, especialmente para os dias e horários mais requisitados. Os ingressos incluem um audioguia que irá te guiar melhor pelas obras do museu.
Mas caso você queira um guia em carne e osso :-), que fale português e que te mostre e conte a história por trás das principais obras, fale conosco aqui.
Endereço: Museumplein 6, 1071 DJ Amsterdam
Horário de funcionamento: Todos os dias de 9hrs às 18hrs
Preço: 22 euros incluindo audioguia comprando aqui. (Até 18 anos, não paga.)
Esperamos que esse texto tenha ajudado a preparar a sua visita ao Museu van Gogh. Nos vemos em Amsterdam!
Veja Mais Sobre:
- Onde ficar em Amsterdam
- City tour em Amsterdam para Brasileiros
- Passeio de bicicleta em Amsterdam
- Keukenhof - Parque das Flores
- Nossos passeios em Amsterdam
- Melhores Hóteis Barcos de Amsterdam