Amsterdam é famosa mundialmente por seus belíssimos canais, suas ruelas estreitas e suas casinhas tortas. Mas, você sabia que Mercados de rua em Amsterdam são diversos e autênticos? São Marca registrada da cidade. Da cidade só não, do país! Tem para todos os gostos: feira de livros, de comida orgânica, de segunda mão, de quinquilharia, de coisa bonita, de coisa feia…ou seja, de tudo que vocês possam imaginar, minha gente!
Tendo em vista essa fama, a Rota foi passear por dois desses mercados. O Dappermarkt e o Waterlopleinmarkt. Hoje, conversaremos sobre o Dappermarkt e no próximo bate papo falaremos sobre o Waterloplein.
Bom, a melhor maneira de explicar algo que venha daqui da Holandinha é sempre iniciando pelo significado do nome, vocês não acham?! Esse mercado está localizado na Dapperstraat, rua (straat) que homenageia Olfert Dapper, escritor e físico holandês. Por isso, o mercado se chama Dappermarkt, ou seja, “o mercado do Dapper”.
Antigamente, nessa região algumas pessoas que não tinham conseguido uma barraca – seja por não ter os requisitos mínimos ou por ter ficado muito longe da listagem máxima permitida – durante a semana podiam vender suas mercadorias livremente às segundas-feiras. Dessa forma, ao longo dos anos, o mercado ganhou fama e atraiu muitas pessoas. Nos anos 80, suas atividades se intensificaram, assim, deixou de ser um mercado de bairro tornou-se um mercado reconhecido pela cidade.
O Dappermarkté ainda conhecido como um dos mercados mais baratos, movimentados e multiculturais de Amsterdam. Lá, encontramos comidas de todo tipo e lugares, os tradicionais locais Queijo Gouda e Arenque (o peixe cru holandês) e pratos do Suriname e da Indonésia, antigas colônias holandesas (se você não sabia disso, não tem problema, no nosso passeio “O melhor de Amsterdam” contamos tudinho sobre a história da Holanda e muito mais…). É possível comprar também diversos tipos de bugigangas, decoração, acessórios, sapatos, roupas novas e usadas e etc. São mais de 250 barracas!
Assim sendo, se eu fosse você dava um pulinho lá para experenciar esse lugar. Ah, e não esquece de falar para nós o que você achou.
Beijinho e até a próxima!
– Luciana Melo –
Veja Mais Sobre: