Um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, a Casa de Anne Frank atraiu em 2019, 1,3 milhões de pessoas, cerca de 3500 turistas por dia, se tornando assim o terceiro museu mais visitado da Holanda.
Descubra nesse artigo o que faz dessa atração uma parada obrigatória para qualquer visitante em Amsterdam, como é e quanto custa a visita, e porque você também deveria ir.
A História da Casa de Anne Frank
Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica que viveu em Amsterdam durante a Segunda Guerra Mundial. Sua família se mudou da Alemanha para a Holanda justamente para escapar da perseguição antissemita do governo de Hitler.
Contudo, com a invasão nazista do país, Anne e seus familiares foram forçados a se esconder para permanecer vivos. Um anexo de cerca de 42 m² no fundo do escritório onde operava a Empresa de Otto Frank, pai de Anne, foi escolhido como refúgio, e dentro daquela casa a família permaneceu de 1942 até 1944, quando foram capturados pela Gestapo, a polícia secreta nazista.
A família Frank sobreviveu por 2 anos com pouquíssima luz do sol e se esforçando para fazer o mínimo possível de barulho com ajuda dos funcionários e sócios de Otto Frank, que agora eram os responsáveis por sua empresa. Eles provavelmente teriam aguentado até 1945, o fim da guerra, e sobrevivido ao Holocausto, se não fosse pela denúncia anônima que os levou ao campo de concentração de Auschwitz.
Essa seria apenas mais uma história de uma família que lutou ferozmente por sua vida em meio as atrocidades do governo nazista, se a menina Anne, com apenas 13 anos de idade, não tivesse registrado tudo em seu diário.
O Diário de Anne Frank
Dona de um talento literário imenso, a adolescente escreveu detalhes sobre o dia-a-dia na casa, as cortinas por todo lado, o medo constante da descoberta, bem como seus sentimentos e pensamentos, surpreendentemente inspiradores, em meio aos anos mais sombrios da humanidade.
Quando o campo de concentração de Auschwitz foi fechado, Otto Frank descobriu que era o único sobrevivente de sua família, recebeu o diário da filha, e percebendo que esse era seu desejo, o publicou em 1947. Os escritos de Anne Frank não demoraram a ganhar o mundo e 10 anos depois a Anne Frank Foundation surgiu para impedir que a casa onde tudo aconteceu fosse demolida. Em 1960 foi inaugurado o Museu que preserva o esconderijo da família Frank exatamente como era durante o período que ali passaram, bem como uma exposição sobre a vida de Anne, e mais recentemente exposições contra todos os tipos de perseguição e discriminação.
Mais Que Um Museu, Uma Casa
Muito mais do que ouvir falar e aprender sobre a história da família Frank e o que ela representa para a humanidade, visitar a Casa de Anne Frank é andar pelos corredores em que a família andou e vivenciar na pele tudo o que foi descrito pela adolescente em seu diário.
A Casa é mantida com as janelas e cortinas fechadas, e passando pelos aposentos você encontrará trechos do diário que contam histórias vividas pela família naquele ambiente. Outros detalhes como fotos, filmes e objetos são utilizados para criar uma experiência incrível de imersão histórica.
Quer fazer passeio com guia Brasileiro em Amsterdam? Clique aqui e veja como funciona!
Detalhes Sobre A Visita A Casda De Anne Frank
A visita é guiada e super bem planejada.
Assim como em museus modernos, em diversos pontos da exibição você pode colocar fones de ouvidos e ouvir um áudio sobre aquele documento, foto ou local. Esse áudio está disponível em vários idiomas, inclusive português. Contudo, o guia do Museu falará apenas em inglês.
Se você não se dá bem com o idioma e gostaria de fazer essa visita com acompanhamento de um guia brasileiro, podemos te ajudar. Veja mais informações aqui.
Ingressos
O acesso somente é permitido com ingressos que só podem ser comprados pela internet no site do museu e com hora marcada.
Atualmente adultos pagam € 14 adolescentes de 10 a 17 anos, € 7, e crianças de 0 a 9 anos pagam apenas um euro.
Tour 3D Pelo Museu
Não existe nada como estar de fato presente no local onde a história aconteceu, contudo, se você não tiver planos de vir para Amsterdam, ou se quiser ter uma ideia de como será o tour guiado, pode conferir o Tour 3D.
Como Chegar a Casa de Anne Frank
A Casa de Anne Frank fica no coração de Amsterdam e pode ser encontrada no endereço: Prinsengracht 267. Nenhum taxista ou motorista de Uber terá dificuldades em te deixar por lá.
Se quiser ir através do transporte público pode pegar as linhas de bonde 13 e 17 e parar na estação Westermarkt. Ou pegar os ônibus das linhas 170, 171 e 172. Veja mais sobre transporte público aqui.
Horário de Funcionamento Da Casa Anne Frank
Tendo em vista que todos os tours são agendados, você não precisa se preocupar em chegar lá e dar de cara com o museu fechado. Contudo para se programar, segue os horários de funcionamento padrão do Museu.
De 1º de abril a 1º de novembro: todos os dias das 9:00 às 22:00 horas.
De 30 de maio a 1º de setembro: todos os dias das 8:30 às 14:00 horas.
De 1º de novembro a 1º de abril: todos os dias das 9:00 às 19.00 horas (sábado até as 22:00 horas).
Esses horários estão sendo afetados pela pandemia do COVID-19, mas não se preocupe, no momento do agendamento online, você conseguirá conferir todos os horários disponíveis.
Cafeteria e Loja da Casa de Anne Frank
Ao fim, vale super a pena tomar um café na cafeteria exclusiva do museu e comprar lembranças na loja da Casa de Anne Frank, onde são vendidas cópias do Livro O Diário de Anne Frank, Catálogos do Museu e muitas outras publicações.
Agende Sua Visita Com Um Guia Brasileiro
A Casa De Anne Frank oferece um tour increivelmente imersivo. Uma experiência única que você não pode deixar de viver em Amsterdam e que pode ser ainda melhor aproveitada em sua língua natal.
Oferecemos serviços de acompanhamento em museus.Vai passar mais tempo na cidade? Confira os nossos outros passeios aqui.
Veja Mais Sobre: