Amsterdam Norte: Um Cantinho Especial do Outro Lado da Baia de IJ

Imagem da baia de Amsterdam Norte.

Ao longo do século XX, a região Amsterdam Norte abrigava muitas empresas de diversos ramos e diversos estaleiros de navios, visto que a localização perto do porto facilitava bastante esses comércios por lá. Diante da demanda de transporte e locomoção das pessoas que trabalhavam para essas empresas, iniciou-se um processo de construção de moradias. Dessa forma, Amsterdam Norte deixa de ser exclusivamente área industrial e passa a ser também residencial. Atualmente, o setor imobiliária está a todo vapor na área, vários prédios estão sendo construídas, os quais possuem uma pegada mais moderna (o concreto e as tubulações das antigas fábricas dão a harmonia do local), diferente do outro lado histórico de Amsterdam, com suas casinhas tortas e do século XVII.

O que é sempre possível ver por lá, são contêineres que hoje em dia ou viraram bares, ou moradia para estudantes, OU QUALQUER OUTRA COISA FUNCIONAL. É uma característica bem forte desse lugar e até da mentalidade holandesa, pois, por aqui, nada se joga fora, tudo se transforma. Por isso também, Amsterdam Norte é conhecido por ser uma região inovadora e artística!

Essa região no século XX abrigava muitas empresas de diversos ramos, além de diversos estaleiros de navios, visto que a localização perto do porto facilitava bastante esses comércios por lá. Diante da demanda de transporte e locomoção das pessoas que trabalhavam para essas empresas, iniciou-se um processo de construção de moradias. Dessa forma, a região de Amsterdam Norte deixa de ser exclusivamente área industrial e passa a ser também residencial. Atualmente, a área imobiliária está a todo vapor, vários prédios estão sendo construídas e eles possuem uma pegada moderna, diferente do outro lado histórico de Amsterdam, com suas casinhas tortas e do século XVII.

Imagem de Casa barco em Amsterdam Norte.

Estão aí já, ótimos motivos para vocês conhecerem Amsterdam Norte. Experiencie esses dois mundos diferentes, mas tão próximos um do outro – sendo apenas a baía de IJ que os separa.

Mas o que mais tem de bacana por lá?

Sem dúvidas, para os turistas de todo o mundo e, principalmente, para os brasileiros, tirar aquela fotinha no famoso mural da Anne Frank, criado pelas mãos do renomado artista paulistano Eduardo Kobra, é essencial (valorizar nossos artistas, não é mesmo?). O mural é realmente é uma obra de arte! Intitulada Let me be myself (deixe-me ser eu mesma), a obra com suas cores vibrantes – marca registrada do Kobra- é um ponto imperdível do passeio.

Imagem de artes em Amsterdam Norte

Além disso, Amsterdam Norte é conhecida pelos seus bares originais e descontraídos. Em dias quentes de sol, visitar as terraças é uma ótima pedida, como a do Pllek que fica completamente lotada e tomada pela vibe do verão holandês, que enlouquece o cabeção de todos, hehehe! Lá, todo mundo coloca seu biquíni ou sunga, deita em um puff do próprio local, agarra sua cervejinha (geralmente Corona- holandeses adoram) e vão curtir a vida. Mas, quem vem para cá no inverno não precisa desanimar, os bares têm aquecimento e bebidas quentinhas (chocolate quente, hummm!) e vinhos deliciosos para esquentar o coração de todos.

Imagem de lugar chama pllek em Amsterdam Norte

Outro lugar bacana por lá, é o Noorderlichtcafe que tem um estilo mais hippie. Lá é possível também relaxar no jardim, olhando para a água e só sentindo a brisa do vento. Vale lembrar que durante a primavera e verão esses lugares são disputadíssimos, então se posso dar uma dica: chegue cedo para garantir um bom lugar! No outono e inverno, é mais calmo, porém se você não quer estresse nenhum, faça uma reserva.

Enfim, uma atração bem legal que ocorre a cada mês, e a feira IJ- Hallen que a nossa querida Adélia Nery em breve irá falar sobre, no post a respeito de uma mania nacional por aqui, os brechós! Mas só para adiantar: O IJ-Hallen é o maior mercado de pulgas da Europa!

Como chegar?

Da Estação Central até Amsterdam Norte, o percurso dura aproximadamente 15 minutos. Isso porque para chegar lá é preciso pegar uma balsa (gratuita) aos fundos da Estação que deixa bem pertinho do famoso mural da Anne Frank. Qual é o sentido da balsa? Tá vendo escrito NSDF- Werf aí na foto? Então, é esse mesmo!

Imagem do transporte Amsterdam Centraal até Amsterdam Norte.

Bom, espero que vocês tenham gostado desse post e deixem aqui nos comentários se já conhecem ou tem interesse em conhecer Amsterdam Norte…

Um beijinho e até a próxima

– Luciana Melo –

Veja Mais Sobre:

Agende seu Passeio com Guia Brasileiro em Amsterdam

Gostou Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Blogs Recentes

Sobre Rota Amsterdam

A ROTA Amsterdam nasceu com o objetivo de oferecer turismo para brasileiros na Holanda em português. Mas não é apenas um passeio, uma excursão ou qualquer outra atividade turística, mas, sim, uma experiência.

O Melhor de Amsterdam

Veja Mais Sobre...