Na hora de viajar para a Holanda ou para qualquer outro país europeu, o Aeroporto de Amsterdam é uma parada quase certeira. Afinal de contas, ele é um dos aeródromos mais movimentados do mundo, transportando cerca de 70 milhões de passageiros para todos os continentes só em 2018.
O nome oficial do maior aeroporto dos Países Baixos é Amsterdam Airport Schiphol (AMS). Ele possui algumas características dignas de um centro de conexões – como uma organização impecável, preços razoáveis, uma variedade de restaurantes e grandes ofertas de serviços essenciais. Uma de suas atrações principais é a estação de trem – que corta pela imensa instalação e chega ao centro da cidade em apenas 15 minutos. Com ele, é possível visitar outros vilarejos próximos e até mesmo os países vizinhos.
De todo modo, o Aeroporto de Amsterdam é um lugar versátil e cheio de possibilidades para todos os viajantes de passagem. Ocupando a 3ª posição dos aeroportos que mais recebem tráfego internacional no planeta, ele tem o dobro do tamanho do Aeroporto de Guarulhos, que já é o maior do Brasil e, por sinal, serve como um de seus principais destinos.
Se deseja saber as melhores formas de passar o tempo no aeroporto, além de algumas curiosidades sobre o local, continue lendo o artigo!
Quando você chegar ao Aeroporto de Amsterdam
A maioria dos aeroportos de capitais têm a má fama de serem complexos e de difícil navegação. Este, porém, não é o caso de Amsterdam, que vai contra essas estatísticas a começar pelo trem que mencionamos no início. Além desse sistema eficiente, métodos mais convencionais de viagem – como Uber, táxi e ônibus – estão disponíveis em diversos portões de acesso, o que facilita a vida de muita gente.
Ao desembarcar, é bem provável que você já se depare com a estação. Lá, você encontrará um balcão de informações, onde pode comprar passagens com o próprio atendente ou por meio de uma máquina digital. Dentre os destinos disponíveis, podemos citar Luxemburgo, cidades da Alemanha e da Bélgica e, claro, o centro da capital holandesa.
Assim que tiver a passagem em mãos, basta identificar o número da sua linha e pegar o trem correspondente dirigindo-se ao saguão azul com um grande painel. Se o seu roteiro inclui Amsterdam Centraal, prepare-se para ficar uns 15 minutos dentro do vagão. Uma vez lá, você poderá pegar ônibus para vários pontos da cidade.
Agora, se você está no meio de uma conexão no Aeroporto de Amsterdam, isso também pode ser feito de forma rápida, sem complicação. Mesmo que esteja vindo de fora da Europa – do Brasil, por exemplo – sua conexão seguirá esse modelo:
- Sair do avião e ir até o controle de passageiros (imigração);
- Verificar o painel de voo e encontrar o seu próximo portão;
- Embarcar na aeronave de seu destino final.
O que fazer no Aeroporto de Amsterdam
Todo mundo sabe que é bem cansativo (e até chato) permanecer esperando em aeroportos por um longo período antes do seu próximo voo decolar. Contudo, lá você não precisa se preocupar – porque há bastante opção para lhe ajudar a passar o tempo.
Veja abaixo as nossas 3 recomendações de lazer:
Visite a Biblioteca do Aeroporto de Amsterdam
Este imenso local será um paraíso para os leitores de plantão. Com uma seleção de quase 1300 livros distribuídos em 30 idiomas, esta biblioteca vai manter até o seu tédio distraído por algumas horinhas.
Ela fica localizada no saguão de partidas intercontinentais – então não deixe de dar uma olhada. É uma oportunidade perfeita para complementar sua coleção de textos.
Dê uma checada no museu
Pois é, você encontra até um mini museu dentro do Aeroporto de Amsterdam. Embora não tenha uma estrutura complexa, este local é uma extensão do Rijksmuseum, um dos museus mais famosos da Holanda, localizado bem no centro de Amsterdam. A localização deste anexo, por sua vez, fica entre os portões E e F – e a melhor parte é que é tudo de graça.
Experimente o Centro de Meditação
Este serviço tem tudo a ver com a saúde mental dos viajantes. Neste pequeno centro, você pode tirar um tempinho para relaxar e acalmar os nervos com técnicas orientais e vários produtos interessantes. Não há nada melhor do que uma boa meditação depois de um voo turbulento ou demorado, não é?
Assim como o museu, você encontra o local perto do portão F.
Conheça Amsterdam além do avião
Como vimos, passar algumas horas no AMS não tem nenhum problema. Além de todos os serviços mencionados aqui, o Aeroporto de Amsterdam também conta com um sistema de guarda-volumes 24 horas, então é possível armazenar suas bagagens volumosas e bens mais preciosos em um lugar seguro enquanto visita a capital holandesa.
E, claro, não podemos deixar de mencionar a existência das inúmeras lojinhas espalhadas pelo aeroporto. Se você estiver na pressa, aqui é a oportunidade certa para comprar presentes e lembrancinhas tradicionais para você, sua família e seus amigos. Os restaurantes tampouco deixam a desejar – contando com opções de pizzas, sanduíches, cafés, bebidas e pratos típicos para desfrutar desde os primeiros momentos da viagem.
Agora, se você é do tipo que preza pela higiene acima de tudo, saiba que o Aeroporto de Amsterdam oferece serviços de duchas (os chamados “Showers”) cujo preço varia de €15 a €20.
De toda forma, você provavelmente está disposto a conhecer Amsterdam depois de tudo. E se a Veneza do Norte está incluída no seu itinerário, a Rota Amsterdam pode ajudá-lo a ter a viagem perfeita!
Nossa equipe conhece e ama Amsterdam – e providencia os melhores serviços turísticos para o seu grupo. Entre em contato se você quer conhecer todos os belíssimos pontos turísticos da cidade:
- sem qualquer barreira linguística;
- com guias brasileiros;
- por meio de passeios incríveis em todas as estações do ano;
- com auxílio e dicas de hospedagem, lazer, e alimentação.
Será um prazer fazer da sua estadia uma experiência de vida! Saiba mais dos serviços da Rota Amsterdam clicando aqui – esperamos pelo seu contato.